(55) 3781-1711 contato@srsa.com.br
Os preços recebidos pelos produtores rurais registraram forte declínio no mês de abril. O Índice de Preços recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR), divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul, nesta quarta-feira (17), aponta queda de 8,98%, a segunda maior da série histórica. No acumulado do ano, o resultado é de -18,11%.
 
 
 
Arroz (-11%), Soja (-10%), Milho (8%) e Suínos (-8%), foram os principais responsáveis pelo resultado. Tradicionalmente abril é um mês de redução nos preços por uma maior oferta de produtos, pressionando os valores pelo alto volume de comercialização. Segundo a Farsul, os números reforçam o argumento da não existência de uma relação direta entre os preços no campo e nos supermercados.
 
Por serem mercados diferentes, as composições dos valores também são.  Isso pode ser comprovado na comparação entre o IIPR e o IPCA Alimentos e Bebidas, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos doze meses, os produtores receberam -18,14%, num movimento totalmente oposto ao das prateleiras que registraram aumento de 3,51% no mesmo período.
 
Os custos de produção também apresentam queda. O Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) atingiu -1,63. Este é o terceiro mês consecutivo com deflação, mesmo com leve aumento na taxa de câmbio. Os fertilizantes são os principais responsáveis pelo resultado, além de acentuada queda nos tributos de comercialização. Pela segunda vez o IICP acumulado do ano e em 12 meses também apresenta resultado negativo de -2,9% e -1,6%, respectivamente. Os agroquímicos, no entanto, não trazem o mesmo resultado por não acompanhar a variação cambial.
 
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/2017/05/18/precos-recebidos-pelos-produtores-caem-8-98.html / Foto: DATAGRO / Foto: Jonas Oliveira

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp