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A inversão das estações do ano pode representar uma boa oportunidade de negócios para os produtores brasileiros de frutas. Isso porque, com a aproximação das temporadas mais frias na Europa, a produção de frutas no continente cai, mas a demanda, não. “Com o início das temporadas mais frias, os negócios engrenam”, diz Fabio Gomes, diretor comercial da Interfruit Alimentos, de Linhares (ES).

A Interfruit é uma das empresas brasileiras que está participando da 8ª Fruit Attraction, feira de frutas e vegetais, que começou nesta quarta-feira (5/10), em Madri, Espanha. O Brasil, através de uma parceria entre a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Apex/Brasil, participa como expositor no evento reunindo várias empresas brasileiras sob a marca “Frutas do Brasil-Gifted by the Sun”.

Para Luis Roberto Barcelos, presidente da Abrafrutas, o país tem a vantagem de possuir volume para exportar vários produtos para a Europa justamente quando a produção cai devido às baixas temperaturas. “Quando o inverno chega na Europa, eles não têm como produzir, mas o consumo continua alto, porque é um público tipicamente consumidor de frutas. Esta é uma grande oportunidade para inserirmos nossos produtos neste mercado”, diz.

Segundo os executivos brasileiros, essa oscilação sempre aconteceu na Europa e conta com uma questão cultural. “No verão, os países europeus produzem muita fruta e o consumidor europeu sempre vai dar preferência à produção de seu país, é uma questão cultural. No entanto, no inverno, não há como produzir, eles precisam comprar de outros países”, lembra Gomes.



Gomes diz que a demanda por frutas no continente cresce ano a ano, sobretudo as frutas tropicais. “A demanda por algumas frutas tropicais está crescendo na Europa porque também há mais estrangeiros, como chineses e indianos, no continente e eles consomem frutas como mamão, por exemplo”, diz Gomes.



A empresa que ele representa já é um dos grandes exportadores mamão (papaia e golden) para os países europeus. Semanalmente, a empresa envia para o continente entre 15 e 16 mil caixas de frutas, que variam de 3,5 kg a 4,5 kg. “Tem potencial para aumentarmos sim”.



A Interfruit exporta mamão para quase todos os países da Europa, mas segundo Gomes, Suíça e Alemanha ainda compram pouco e os negócios podem ser incrementados.

De acordo com Barcelos, no ano passado, as exportações de frutas frescas atingiram US$ 735 milhões, um crescimento de 3,8% em relação ao ano anterior, e até 2018, o Brasil poderá atingir US$ 1 bilhão, com a mesma taxa de crescimento.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Hortifruti/noticia/2016/10/inverno-europeu-abre-oportunidades-para-produtores-brasileiros-de-frutas.html / Foto: Viviane Taguchi/Ed. Globo / POR VIVIANE TAGUCHI, DE MADRI (ESPANHA)*

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