(55) 3781-1711 contato@srsa.com.br
Especialistas do setor rural entre autoridades, dirigentes e acadêmicos, reunidos em evento em Campinas (SP) na última quinta-feira (06) afirmaram ser favoráveis ao investimento estrangeiro em ativos do agronegócio brasileiro, como, por exemplo, terras. Projeto de Lei do executivo sobre o tema está pronto para ser votado na Câmara dos Deputados.
 
 
 
O ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli, disse que é preciso estimular o investimento internacional no agronegócio brasileiro, mas o Estado, obviamente, precisará regular.
 
O professor da FEA-USP de Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves, afirmou não ver nenhum problema – do investimento estrangeiro em terras – desde que gere valor do ponto de vista econômico e social para o Brasil. “Não há melhor investimento no mundo do que produzir comida em nosso País”. Segundo Fava Neves, indo além da questão da terras, a China, vai investir cada vez mais na compra de empresas de insumos e tradings agrícolas no País.
 
Presente ao evento, o secretário da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, também afirmou ser favorável à compra de terras por estrangeiros. No entanto, o secretário alertou para o fato de que o controle majoritário de terras por estrangeiros poderá levar à verticalização de algumas cadeias produtivas, e isso exigirá mudanças, por exemplo, na legislação de índices de produtividade.
 
Isso porque, de acordo com a análise de Jardim, caso uma empresa internacional, detentora de grandes áreas de terras, decida diminuir a produção de soja, por exemplo, devido à queda dos preços internacionais, esta decisão irá de encontro à regra de índices de produtividade. “Isso vai nos exigir à criação de novas regras, que deem equilíbrio a esta questão.”
 
 
 
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/2017/04/11/especialistas-veem-como-positivo-investimento-estrangeiro-no-agronegocio.html / Foto: Nelore Grendene / Por DATAGRO

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp