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Os agricultores com imóveis rurais cadastrados junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, já podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural-CCIR, referente aos anos de 2015 e 2016. Para isso, os interessados devem acessar o site do INCRA, no endereço eletrônico: www.incra.gov.br, pelo portal Cadastro Rural, no menu “Serviços”.
 
A informação foi repassada através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, de Santo Augusto, através da Unidade Municipal de Cadastramento do INCRA (UMC/INCRA).
 
Para que o CCIR seja validado, o agricultor deverá efetuar o pagamento da taxa cadastral, exclusivamente, na rede de atendimento do Banco do Brasil. A taxa deve ser paga até 14 de janeiro de 2017. Se a quitação não ocorrer até a data, o titular do imóvel deverá emitir 2ª via do CCIR, que conterá os valores de multa e juros calculados pelo sistema, com alerta para nova data de vencimento.
 
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, através da UMC/INCRA, também comunica aos agricultores que não conseguirem emitir o seu CCIR via internet para que procurem a UMC/INCRA localizada junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Santo Augusto – SEMAP para maiores informações.
 
A Unidade Municipal de Cadastramento – INCRA lembra aos agricultores que o CCIR é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros.
 
A obrigatoriedade de apresentação do certificado nestes casos atende dispositivos da Lei n.º 4.947/1966 e Lei n.º 10.267/2001. O Certificado Cadastro de Imóvel Rural – CCIR também é um documento necessário para benefícios da Previdência Social.
 
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/ultimas-noticias/?pagina=3