(55) 3781-1711 contato@srsa.com.br

Enquanto as projeções para a economia gaúcha indicam recuperação ainda tímida em 2017, a agropecuária estima crescer 3,4% no próximo ano – puxada por área recorde cultivada com grãos. Se o tempo colaborar, o Rio Grande do Sul poderá alcançar colheita inédita, superior a 33 milhões de toneladas.

– Semeamos a maior safra da história, mais de 8,6 milhões de hectares, temos de ser otimistas – destaca o vice-presidente da Federação da Agricultura no Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, que na coletiva de fim de ano da entidade substituiu o presidente Carlos Sperotto, afastado por problema de saúde.

 

O desempenho positivo do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário em 2017 virá após um ano de retração do setor primário, prejudicado por adversidades climáticas causadas pelo fenômeno El Niño e por custos maiores de produção. Com perdas nas lavouras de arroz, e em menor escala nas de soja, o PIB agrícola gaúcho deverá fechar com queda de 3,1% em 2016. 

 

– Esse percentual poderá sofrer algum ajuste, devido à excelente produtividade do trigo – pondera Antônio da Luz, economista-chefe do Sistema Farsul.

 

Se o percentual de queda for reduzido, consequentemente a projeção para 2017 será alterada, com a estimativa de PIB um pouco inferior – por conta da base maior de comparação. Independentemente de ajustes, a projeção de desempenho positivo da agropecuária, combinada com safra cheia, é o principal alento à economia gaúcha, que patina com os resultados ruins da indústria e também dos serviços. 

 

Mais uma vez, o agronegócio será a principal aposta para o Estado voltar a crescer.

 

Desempenho do PIB agropecuário*

Rio Grande do Sul

2016      -3,1%

2017       3,4%

Brasil

2016       -4,8%

2017        5,5%

 

Fonte: http://www.querenciaonline.com/noticia/21481/agropecuaria-traz-alento-economia-gaucha-em-2017 / De zh.clicrbs