A chegada do verão afeta de forma negativa a pecuária de leiteira. Isso porque, durante esse período, estima-se que as vacas produzam de 10 a 35% a menos leite.
Pastejo das vacas deve ser feito a noite, quando temperatura está mais amena.
Segundo o médico veterinário Kleiton Kissmann, da Cooperativa Cotrijal, para os sistemas de produção a pasto, o ponto chave é evitar que as vacas fiquem no sol entre 9 e 16 horas, normalmente o período de maior calor. “O melhor horário para o pastejo é durante a noite, quando a temperatura está mais amena”, indica.
No período em que não estão no pasto, as vacas devem ser conduzidas para local com sombra e receber água fresca (de preferência em bebedor) e alimentação (silagem e ração).
Para as vacas em confinamento, o ideal é o produtor usar sistemas de aspersão de água e de ventilação nas horas mais quentes do dia. “Isso pode garantir pelo menos dois litros a mais de leite por vaca ao dia”, aponta.
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/pecuaria/2018/01/15/como-amenizar-os-efeitos-do-calor-nas-vacas.html / Por Uagro / Foto: Fernando Dias