(55) 3781-1711 contato@srsa.com.br
O cálculo para pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR) pode mudar. A proposta que está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) propõe que o Ato Declaratório Ambiental (ADA) seja substituído pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR). A iniciativa já foi aprovada nas comissões de Agricultura, Reforma Agrária e Meio Ambiente e depois de analisada pelo CAE segue para a Câmara dos Deputados.
 
Nas regras atuais, para que o produtor tenha o imposto calculado, são desconsideradas áreas de preservação permanente, reserva legal, as que não servem para agropecuária e as declaradas de interesse para a proteção dos ecossistemas. Mas é necessária que estas informações constem no ADA, que é um registro feito pelo produtor junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
Para o senador Donizeti Nogueira, autor da proposta, o CAR é um instrumento mais moderno e está vinculado ao Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima).  Como o CAR ainda não está funcionando em todos os lugares, de acordo com proposta, a adoção para fins de ITR não será obrigatória, desta forma, caso o produtor prefira continuar usando o Ato Declaratório Ambiental, não terá problema.
 
Segundo o relator da proposta na comissão da Agricultura, o senador Lasier Martins (PSD-RS), o produtor terá vantagens com esta troca. “O projeto se mostra adequado, pois induz a ampliação de eficiência no setor rural e o produtor ainda poderá ter redução no pagamento do ITR”, afirma.  
 
 
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/2017/04/17/calculo-para-pagamento-do-imposto-territorial-rural-itr-pode-mudar.html / Exclusiva Redação Uagro

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp