A recomposição dos estoques mundiais de milho, soja e trigo tendem a manter os preços destas commodities mais estáveis em 2017, sem previsão de grandes saltos nas cotações como em anos anteriores. A avaliação é do diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Francisco Simioni.
Além da oferta maior de grãos, o desempenho da economia brasileira também será decisivo na formação dos preços. “Os produtores rurais dependerão muito mais do mercado interno, considerando a tendência de valorização do real frente o dólar”, analisa Simioni.
Neste momento de margens mais apertadas, o planejamento é fundamental, pois segundo Simioni, só obterão rentabilidade positiva aqueles que fizerem um planejamento minucioso da atividade com vistas a obter ganhos por eficiência e escala. “Os indicadores apontam até agora, que tanto a inflação como o câmbio devem permanecer em patamares mais comportados neste ano.” E, de acordo com o especialista, a indicação de tendência de queda da inflação é um fator determinante para a redução da taxa Selic.
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/2017/03/06/graos-terao-precos-mais-estaveis-neste-ano.html / Por DATAGRO