O plantio da safra brasileira de soja 2016/2017 atingiu 73% da área prevista até quinta-feira (17/11), avanço de 10 pontos porcentuais na comparação com a semana anterior, informou a consultoria AgRural, em relatório. Os trabalhos estão adiantados tanto em relação a igual período do ano passado (70%) quanto ante a média de cinco anos (69%).Conforme a consultoria, Mato Grosso do Sul é o Estado mais próximo de encerrar a semeadura, com 99% da área já plantada, mas também é o que mais inspira cuidado devido à irregularidade das chuvas na região Sul.
A consultoria destacou ainda que o Matopiba também registrou precipitações abundantes, confirmando o que indicavam as previsões. Em Mato Grosso, segundo a AgRural, o plantio atinge 95% da área prevista, contra 89% há um ano, e as lavouras seguem se desenvolvendo bem. "As mais adiantadas já devem estar prontas para a colheita a partir de 20 de dezembro", destacou a consultoria. No Sul do país, a umidade diminuiu, e os produtores gaúchos e catarinenses aceleraram os trabalhos, reduzindo consideravelmente o atraso em relação ao ano passado, de acordo com a AgRural."Embora ainda não se fale em prejuízo, lavouras que já estão em floração poderão ter perda de potencial produtivo caso o tempo continue seco e quente nos próximos dias", apontou a AgRural. No norte do Paraná, a falta de umidade também preocupa em áreas mais adiantadas, que já estão em fase reprodutiva. Outras regiões do País que vinham enfrentando falta de umidade – especialmente o noroeste de Minas Gerais e o leste de Goiás – receberam bons volumes de chuva nesta semana, de acordo com a AgRural.
A consultoria estimou que o plantio já foi concluído em 47% da área no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o porcentual chega a 63%. Um ano atrás, o plantio alcançava 49% no RS e 67% em SC.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Soja/noticia/2016/11/plantio-da-safra-20162017-de-soja-atinge-73-da-area-prevista-no-brasil.html / Foto: José Medeiros/Ed. Globo / POR ESTADÃO CONTEÚDO