A resistência do fungo da ferrugem asiática, doença mais danosa às lavouras de soja, aos defensivos existentes no mercado vem aumentando com o decorrer das safras, trazendo apreensão a agricultores e empresas. Foi o que afirmou Jean Zonato, diretor de fungicidas da Bayer, em evento realizado nesta quarta-feira, (25) em São Paulo (SP).
Resistência do fungo da ferrugem asiática vem se adaptando à diversos produtos
Resistência do fungo da ferrugem asiática vem se adaptando à diversos produtos
“O fungo vem se adaptando aos compostos químicos, fazendo com que os produtos percam eficácia.” Segundo o executivo, desde que o primeiro caso da doença foi identificado no País, em 2001, três episódios de resistência foram registrados: 2008, 2013 e 2016.
De acordo com Zonato, a estratégia recomendada para o controle da ferrugem passa pelo uso de diversos produtos, que ainda mantêm sua eficácia no combate à doença. “De fato, se trata de algo de difícil convivência”, acentuou, adiantando que a empresa prepara o lançamento comercial de um novo fungicida – que teve seu registro aprovado recentemente – para a temporada 2018/19.
Ademais, o executivo sublinha que o produtor deve se ater ao momento correto da primeira aplicação do fungicida – não executando o processo tardiamente. “Escolha dos produtos adequados e uso na hora certa são fatores cruciais de êxito no combate à doença.”
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/soja/2017/10/25/soja-resistencia-do-fungo-da-ferrugem-aumenta-a-cada-safra.html / Por DATAGRO