A conscientização para o uso consciente e controlado de defensivos agrícolas para que o País tenha uma produção de alimentos cada vez mais segura e com condições de rastreabilidade é um dos principais objetivos de acordo de cooperação técnica, celebrado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com participação ainda da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Associação Brasileira de Sementes (Abrasem), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Viçosa e a empresa Paripassu.
Em reunião do Grupo de Trabalho Produção Integrada do Mapa, realizada na GS1 Brasil, em São Paulo (SP), os parceiros discutiram o alinhamento do plano de articulação dedicado a promover a rastreabilidade de alimentos e as boas práticas agrícolas no campo.
O objetivo do encontro foi o de revisar a estratégia de ação do Mapa para o plano de Produção Integrada Agropecuária Brasil (PI Brasil), com base nas Normas Técnicas Específicas, bem como definir o que será trabalhado no biênio 2017/18. A partir deste ponto, produtores agrícolas terão as premissas para obterem o selo oficial “Brasil Certificado”, que abre as portas para novos negócios e mercados, dentro e fora do País.
Segundo os parceiros, o trabalho de cooperação avançou e uma nova reunião para alinhamento do plano está marcada para o dia 06 de abril, quando serão definidos os próximos passos de ação no campo, com os produtores rurais.
O PI Brasil é um sistema de produção baseado na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, usando instrumentos adequados de monitoramento dos procedimentos e a rastreabilidade de todo o processo.
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/2017/03/15/mapa-e-entidades-agricolas-orientam-sobre-uso-consciente-de-defensivos.html / Foto John Deere / Exclusiva Redação Uagro