O agronegócio precisa avançar em governança, transparência e gestão de riscos, a fim de atrair capital privado, sejam eles recursos advindos de fundos de investimento, mercado de capitais, investidores pessoa-física, entre outras fontes.
Financiamento por meio de crédito rural está com os dias contados, dizem especialistas
Foi o que ressaltaram economistas, dirigentes e executivos, entre os quais Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, durante o XP DATAGRO Agrifinance, evento técnico financeiro do agronegócio, realizado nesta quarta-feira (08), em São Paulo (SP).
Na avaliação de Arlindo Moura, CEO da Terra Santa e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o crédito rural oficial foi útil para financiar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro até hoje, mas é um modelo que está com os dias contados. Segundo o dirigente, o financiamento do setor se dará agora, por exemplo, via mercado de capitais, por meio de instrumentos de captação como CRA, LCA, entre outros.
Neste processo de atração de investimento privado para o segmento, Fernando Galleti, CEO do Minerva, pontuou que o investidor, com vistas à rentabilidade do capital aplicado, também terá que entender das especificidades dos mercados agrícolas, que é marcado por ciclos de alta e de baixa.
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/mercado-agricola/2017/11/09/governanca-e-palavra-chave-para-o-agro-atrair-investimento-privado.html / Por DATAGRO