Produtores e entidades ligadas à cadeia de soja assinaram um acordo para apoiar e ampliar a produção do grão de forma sustentável no Brasil, além de promover sua promoção no mercado europeu.
Além de entidades do setor produtivo, o acordo conta com apoio do setor privado, que irá fomentar o cultivo sustentável, buscando cumprir as metas do Código Florestal Brasileiro, destacando-se o de preservação de habitats naturais, por meio da promoção de práticas agrícolas sustentáveis em fazendas de soja.
Os executivos envolvidos na ação afirmam que a iniciativa pode elevar o reconhecimento da soja sustentável brasileira na Europa. A União Europeia é a segunda maior importadora de soja do Brasil. Em 2015, a região importou 5.8 milhões de toneladas de soja e 8.4 milhões de toneladas de farelo de soja do Brasil.
As entidades envolvidas no acordo são: Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Federação Europeia de Fabricantes de Ração Composta (FEFAC), A Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH) e a Associação Industrial de Óleo Vegetal e Farelo Proteico.
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/soja/2017/01/23/entidades-firmam-acordo-para-fomentar-producao-de-soja-sustentavel.html / Uagro com informações da Assessoria