Estou convencido de que há necessidade de o Brasil importar café, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, nesta segunda-feira (06), durante a reunião comemorativa de dez anos do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), órgão da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.
Segundo o ministro, entidades do Estado do Espírito Santo contestaram números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) relativos aos estoques de café conilon. “Diante desta contestação, solicitei a Conab que refizesse os cálculos, que novamente apontaram números muito ruins para os estoques.”
De acordo com Maggi, sem a importação, a indústria brasileira de café sofrerá com a falta do produto. O ministro disse que planeja se reunir com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung – que está de licença médica -, para discutir o assunto. Além disso, o ministro informou que já está com documento pronto para encaminhar à Câmara de Comércio Exterior (Camex), o que deve ser feito até o final desta semana.
O Espírito Santo é responsável por aproximadamente 60% da produção brasileira da variedade de café conilon. A safra 2016 registrou quebra devido a problemas climáticos, principalmente seca. Em sua fala, Maggi salientou, ainda, que o produtor de café, neste momento, precisa ter um olhar além do seu interesse individual. Segundo o ministro, a indústria não pode pagar pelo produto um valor muito acima do que é normalmente praticado.
Milho e açúcar
No que diz respeito ao milho, Maggi pontuou que o mercado está ofertado, o que consequentemente fortalece o cenário para a queda de preços do cereal. O ministro adiantou que o governo buscará fazer um reequilíbrio dos estoques, adquirindo o produto por meio de contratos de opções. “Será algo em torno de três milhões de toneladas.” Ademais, Maggi ressaltou que o Ministério da Agricultura irá tratar com o presidente da Argentina, Maurício Macri, que inicia visita ao Brasil nesta terça-feira (07), a inclusão do açúcar dentro do acordo do Mercosul.
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/cafe/2017/02/07/brasil-tera-que-importar-cafe.html / Por DATAGRO / Foto: S2Publicom