(55) 3781-1711 contato@srsa.com.br
O agronegócio demonstra certa evolução nos processos de agregação de valor, mas ainda engatinha no que diz respeito à construção de marcas. Foi o que destacou a diretora da Agromarketing Mix, Mariângela Albuquerque, em painel do Fórum das Cooperativas Agropecuárias, nesta semana, em São Paulo (SP). 
 
Agronegócio precisa dar mais importância para a construção de marcas, diz especialistasAgronegócio precisa dar mais importância para a construção de marcas, diz especialistas
 
Segundo Mariângela, produto é o que é feito na fazenda, na fábrica, mas marca é algo que é percebido e posteriormente adquirido pelo consumidor. De acordo com a especialista, o agro já apresenta alguns bons exemplos na primeira parte, avançando no tocante à adição de valor, mas patina em relação à construção de marcas. ”O setor precisa compreender que a marca é um ativo financeiro, que vale dinheiro, e por isso é tão importante.”
 
No caso das cooperativas, por exemplo, Mariângela pontuou que incorporar aos produtos agrícolas valores e princípios do cooperativismo que encontram eco no consumidor [solidariedade, relação direta produtor-consumidor, valorização e origem de uma determinada região etc.] é uma estratégia de diferenciação que pode ser explorada. 
 
Também presente ao evento, Fabíola Motta, gerente de relações institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), adiantou que a entidade trabalha no desenvolvimento de um selo a ser estampado em produtos originários das cooperativas.
 
Por sua vez, Ricardo Bartholo, presidente da Expocaccer, lembrou que certificações relacionadas, por exemplo, a “slow food”, “comércio justo”, “food smiles”, “produtos naturais” são algumas ferramentas de diferenciação que podem ser trabalhadas pelas cooperativas. Segundo ele, mostrar origem e diferenciação são estratégias que ganharam muita força no agronegócio do café, por exemplo, especialidade da Expocaccer. “Estabelecer confiança com o consumidor é fundamental.”
 
 
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/2017/04/06/agronegocio-ainda-engatinha-em-construcao-de-marcas.html

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp