A safra de laranja 2016/17 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve alcançar 244,20 milhões de caixas de 40,8 quilos, indica projeção do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), divulgada nesta segunda-feira (12).
O volume estimado está 0,6% menor do que o previsto na projeção inicial publicada em maio, que foi de 245,74 milhões de caixas. De acordo com o Fundecitrus, a revisão para uma safra menor deve-se à adequação do fator de correção (que calcula os desvios da safra) que foi atualizado.
Anteriormente, informa a entidade, o fator utilizado levava em consideração a média dos últimos dez anos, mas necessitou ser revisado para se adequar a realidade atual dos pomares, levando-se em consideração o manejo de HLB que vem alterando a configuração dos pomares com a eliminação de árvores doentes e substituição por mudas sadias, resultando na formação de subconjuntos de plantas mais novas com produtividade menor do que as do plantio original em um mesmo talhão.
O impacto desses subconjuntos é significativo na safra atual que teve baixa produtividade, visto que, as plantas mais jovens tiveram menor “pegamento” dos frutos.
Fonte: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/laranja/2016/12/13/safra-de-laranja-deve-alcancar-244-milhoes-de-caixas.html / Por Uagro