O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma metodologia para definição de unidades de manejo em função dos atributos físicos do solo e da produtividade da cultura da soja.
Utilizaram-se dados amostrais de uma área com 1,74 ha constituída de 128 amostras com manejo químico localizado.
Os dados originais de cada variável foram analisados por meio de técnicas de geoestatística e os mapas de contorno gerados por meio de interpolação utilizando as técnicas de krigagem. Os valores dos mapas de contorno de cada variável de cada ano foram padronizados o que possibilitou a comparação dos atributos de diferentes anos e a geração de um mapa da média.
Foram determinados os valores do coeficiente de variação para cada variável durante o período analisado sendo classificados como baixo, médio e alto.
Com os mapas de contorno da média de cada variável padronizada e o coeficiente de variação foram gerados mapas das unidades de manejo.
Os mapas das unidades de manejo revelaram informações importantes para futuras intervenções na área. A metodologia mostrou-se eficiente para identificar regiões com características homogêneas.
Fonte: http://www.agrolink.com.br/culturas/soja/artigo/metodologia-para-determinacao-de-unidades-de-manejo-em-area-de-soja_356567.html / Foto: Agrolink