(55) 3781-1711 contato@srsa.com.br

Estudo da FGV mostra que China continua como principal parceiro comercial do Brasil.

A soja em grão representou 16% de tudo o que o Brasil enviou para o exterior no primeiro semestre deste ano. Os dados são do Indicador do Comércio Exterior (Icomex), elaborado pela Indicador do Comércio Exterior (Icomex) e divulgado pela Agência Brasil.

Os dados da FGV destacam que a soja, aliada ao minério de ferro e ao petróleo representam 33% da pauta de exportações brasileiras. O documento ressalta, ainda, a China como principal comprador de itens brasileiros, onde as importações para o país asiático cresceram 26% nos seis primeiros meses do ano.

De acordo com o estudo, como a pauta de exportações do país tem se concentrado em poucas commodities, e a China vem ganhando participação como país destino dos produtos brasileiros, é forçosa a necessidade de “se discutir uma nova agenda da política de comércio exterior do país”.

As commodities, que representam cerca de 60% das exportações brasileiras, cresceram 2,9% no primeiro semestre deste ano, comparativamente ao primeiro semestre do ano passado, embora tenham recuado 1,7% na comparação mensal (maio-junho).

“Esse último resultado foi influenciado pela queda de 11% no volume global, puxado pelo agregado das carnes (-42%) e petróleo (-49%). Já o complexo da soja, por sua vez, registrou variação positiva de 11,6%, com o término da greve dos caminhoneiros”.

Fonte: DATAGRO / Link: http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/soja/2018/07/19/soja-representa-16-das-exportacoes-brasileiras.html

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp